Cancelando a secretária eletrônica da Claro

Telephone Switchboard Operators - a vintage circa 1914 photo (cropped)
IronRodArt – Royce Bair (“Star Shooter”) / People Photos / CC BY-NC-ND

Então você está ali e o teu celular apita avisando que deixaram um recado na caixa postal, também conhecida como secretária eletrônica, voicemail ou mesmo a terrível definição da Claro: Claro Recados.

Pelo SMS basta ligar para o *555 e ouvir o recado, mas ao ligar você ouve um monte de baboseira e se não prestar atenção vai apertar a tecla 1 pra ouvir o recado. Mas pare agora! Tire o dedo do teclado, caso contrário você vai ativar o serviço Claro Recados e pagar por ele! Isso mesmo que você leu, a Claro está cobrando pelo serviço, mais uma brilhante sacanagem da Claro.

Caso você tenha ativado o serviço ou deseje simplesmente cancelar para não receber mais o SMS de aviso e nem possibilitar que deixem recados na secretária da Claro, que pelo visto um dia vai entrar até na justiça trabalhista pra cobrar horas extras e insalubridade, siga o passo-a-passo:

  1. Ligue para 1052 do celular do qual desativará o serviço;
  2. Após a mensagem “Aguarde para falar sobre o número que está ligando”, aguarde;
  3. Anote o número de protocolo que o sistema informará;
  4. Digite 8 para “Cancelar outros serviços”;
  5. Aguarde o atendimento;
  6. Informe ao atendente os dados que ele solicitar;
  7. Informe que você quer desativar o serviço “Claro Recados”;
  8. Aguarde o atendente informar se conseguiu desativar;
  9. Use sua educação e agradeça ao atendente pelo atendimento, afinal ele não tem responsabilidade sobre a safadeza da Claro.
  10. Concluído, teste se efetivamente houve o cancelamento do serviço ligando para o seu número da Claro a partir de outro celular e verifique se, ao não atender a ligação, esta é transferida para a secretária eletrônica.

Recomendo verificar periodicamente se o serviço continua cancelado, afinal é notória a falta de respeito aos consumidores pelas operadoras de telefonia no Brasil.

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

  • Matheus Leal

    Olá, eu já cancelei o Claro Recado e ainda assim eles continuam a me enviar notificações de recados. Quando ligo para meu próprio telefone cai na caixa. O que devo fazer? Cabe processo? Obrigado!

    • Daniel Fernandes de Souza

      Boa noite. Abre uma reclamação na Anatel. A Tim não queria cancelar o serviço de caixa postal, abri reclamação na Anatel e aí eles cancelaram.