O povo mais conformista do mundo

O povo mais conformista do mundo

18 de janeiro de 2011 6 Por Bia Kunze

conformismo

Segue trecho de matéria da BBC Brasil via UOL:

Embora alguns digam ter medo, diversos moradores de um bairro de Teresópolis (região serrana do Rio) cogitam voltar a construir nos locais onde suas casas foram severamente atingidas pelos deslizamentos da última quarta-feira – inclusive em áreas condenadas pela Defesa Civil.

O pintor Anderson Magalhães, 33 anos, deveria ter se mudado para sua casa nova, que construiu no bairro do Féo, no último sábado. “Só faltava bater a laje, que já estava lá, comprada”, disse à BBC Brasil. No entanto, a chuva e os deslizamentos da quarta-feira anterior arruinaram a sua nova moradia, que teve o andar de baixo totalmente engolido pela lama que desceu do morro. “Ficaram cinco sacos de cimento lá, foi o que restou da minha obra.”

 

Anderson mora de aluguel no mesmo bairro, em uma casa localizada em um ponto mais seguro. Agora, ele afirma que quer se mudar para outra zona da cidade, mas acha difícil conseguir outro lugar para morar. “Se não tiver saída, eu com certeza pego o dinheiro do FGTS e volto pra minha casa no Féo”, diz Anderson. “Vou lá, bato a laje na parte de cima, esqueço a parte de baixo e volto.” Sobre os riscos de ocorrerem novos deslizamentos como os da semana passada, o pintor afirma: “Se acontecer qualquer chuvinha, sai todo mundo de lá na hora, é o jeito.”

Ele se mostra cético com a possibilidade de ganhar recursos do governo para construir outra casa. “Conheço gente no (bairro do) Perpétuo que perdeu tudo na outra enchente (ocorrida em 2002) e até hoje não ganhou nada.”

Por misericórdia! A autoestima do brasileiro é tão baixa, mas tão baixa, que as declarações dos desabrigados do RJ chegam a chocar!

O cidadão perde sua casa, que custou tanto em dinheiro e suor, e ele cogita construir tudo de novo, no mesmo local, ainda que ciente que a área foi condenada pela Defesa Civil! Ele não se importa que corra o risco de matar sua família ou a si mesmo, porque sabe que o governo deixa seus cidadãos largados à própria sorte!

Isso é tão assustador quanto a tragédia em si. Morremos soterrados porque não tem outro jeito. Votamos nesses mesmos políticos safados porque não tem outro jeito. Estão aí os 80% que aprovaram o ex-presidente! E tá explicado também porque o brasileiro é o segundo povo mais otimista do mundo!

Conformismo!

Será que só vemos manifestação popular quando um jogador de futebol assina contrato com um clube? Ou quando as escolas de samba desfilam na Sapucaí? É… o carnaval tá chegando, tudo passa! Balacobaco, ziriguidum, olha a Beija-Flor aí geeeeeeente!

Acorda Rio de Janeiro!!!! Acorda Brasil!!!

Bia Kunze

Bia Kunze é dentista homecare, consultora em tecnologia móvel e comentarista da rádio CBN.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Flickr - YouTube