Explicando o som do Dial-up Reviewed by Momizat on . Se você se conectava à Internet antes da década de 2000, você provavelmente se lembra que isso tinha um som peculiar e foi conhecido como a era Dial-up. Mas, ap Se você se conectava à Internet antes da década de 2000, você provavelmente se lembra que isso tinha um som peculiar e foi conhecido como a era Dial-up. Mas, ap Rating: 0
Você está aqui:Home » Tecnologia » Explicando o som do Dial-up

Explicando o som do Dial-up

Se você se conectava à Internet antes da década de 2000, você provavelmente se lembra que isso tinha um som peculiar e foi conhecido como a era Dial-up. Mas, apesar de se tornar tão familiar, o seu significado se manteve um mistério para a maioria de nós. O que esses sons significam?

Como muitos já sabem, o que você está ouvindo é chamado de Handshake (aperto de mão), o início de uma conversa telefônica entre dois modems. Os modems estão tentando encontrar uma linguagem comum e determinar os pontos fracos do canal telefônico originalmente concebido somente para a fala humana .

Abaixo está um espectrograma do áudio do Handshake. Os sinais estão marcados de acordo com a parte que está transmitido e também foi inserido uma explicação humana para cada parte do diálogo.

dialup-explicado

A primeira coisa que ouvimos neste exemplo é um tom de discagem, o mesmo tom que você ouve quando pegar o seu telefone fixo. O modem sabe agora ele está conectado a uma linha telefônica e pode discar um número. O número é um sinal para a rede usando o sistema de sinalização Dual-Tone Multi-Frequency, ou DTMF, o mesmo som que um telefone faz ao discar um número.
O modem remoto responde com um tom distinto, que o nosso modem pode reconhecer. Eles, então, trocam rajadas de dados binários para avaliar que tipo de protocolo é apropriado. Isso é chamado de transação V.8 bis.

Agora, os modems devem resolver o problema da supressão de eco. Quando os seres humanos falam, geralmente somente um fala, enquanto o outro escuta. A rede telefônica explora este fato e silencia temporariamente o canal de retorno para suprimir quaisquer ecos da própria voz do locutor.

Modems não gostam disso, como eles podem conversar  falando ao mesmo tempo (full- duplex). O modem que responde usa um tom de resposta especial, que irá desativar todos os circuitos de supressão de eco na linha. O tom mantém um envio periódico de  “encaixe” (Transições de fase em 180° ), que visa desativar qualquer outro tipo de circuito, tom esse denominado de cancelador de eco.

Agora, os modems irão conversar e apresentar os modos de modulação suportados e tentar encontrar um que seja conhecido por ambos. Eles também sondam a linha com tons de teste para ver como a linha responde a diferentes tons de frequências e quanto existe de atenuação no sinal, em cada tom . Eles trocam os resultados dos testes e decidem a velocidade que é adequado para a linha no momento.

Depois disso, os modems trocam dados codificados. Eles utilizam uma fórmula especial antes de enviar os dados, para garantir uma distribuição de força justa entre as partes e também para garantir que não há padrões inadequados transferência. Eles ouvem um ao outro enviando uma série binária de 1 e ajustam seus equalizadores para otimizar o sinal de entrada.

Pouco depois, o alto-falante do modem silencia e os dados podem então ser enviados através da conexão.

Imagem de Amostra do You Tube

(O áudio foi capturado por William Termini em seu iMac G3)

 

Fonte: absorptions

 

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo