Hyperloop: Um olhar no futuro da alta velocidade em meios de tranporte

Hyperloop: Um olhar no futuro da alta velocidade em meios de tranporte

13 de agosto de 2013 0 Por Ricardo Macari

Imagine você saindo de sua casa, indo para o terminal de transporte e sendo transportado até o ponto mais próximo do seu local de trabalho e isso não levar mais do que meia hora. Até aí o cenário parece normal, mas o detalhe é que sua casa seria em Curitiba (PR) e seu trabalho em Porto Alegre (RS), cidades cuja distância aproximada são de 800KM. Mas calma, antes que você comece a procurar empregos em outras cidades, ou procurar uma nova casa para viver em outra cidade, infelizmente tenho que te dizer que esse cenário ainda não é realidade, nem aqui e nem para onde está sendo pensado, Califórnia (EUA). Trata-se do Hyperloop, um projeto ousado de um meio de transporte alternativo, que pode levar seus passageiros a uma velocidade de mais de 1200 km/h.

Hyperloop

O Hyperloop seria movido a energia solar e conectaria cidades até 1.200 quilômetros de distância uma da outra. Os “pods”, habitáculos que seriam ocupados pelos passageiros,

seriam fechados, o que diminui as preocupações com as condições climáticas e a interação com a vida selvagem. O designer do hyperloop é Elon Musk, fundador da SpaceX e Tesla Motors.

Ainda há questões que devem ser trabalhadas e discutidas antes que o plano se torne realidade, mas é um olhar emocionante no futuro dos meios de transporte.

Vista do trilho do Hyperloop

Tubo do Hyperloop, entre Los Angeles e San Francisco.

Fonte: SpaceX

 

Ricardo Macari

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Flickr - YouTube