Vale da Morte nos EUA registra a temperatura mais elevada desde 1913

Vale da Morte nos EUA registra a temperatura mais elevada desde 1913

17 de agosto de 2020 0 Por Ricardo Macari

O deserto de Death Valley (Vale da Morte) na Califórnia, EUA, terá registado este domingo a maior temperatura alguma vez registrada no planeta. Às 15:41 deste domingo, hora local, os termômetros do serviço de meteorologia da estação de Furnace Creek registaram 54,4 graus.

Alguns especialistas acreditam mesmo que esta será a mais elevada registada no planeta desde 1913. O valor foi anunciado na rede social Twitter e as autoridades dizem agora que é o maior desde o recorde de julho de 1913, registado no mesmo local.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla inglesa), em julho de 1913, os termómetros registraram 56,7 graus, e é oficialmente o valor mais elevado alguma vez registado à superfície do planeta Terra.

O valor foi disputado mais tarde pela Líbia que em setembro de 1922 dizia ter registado 58 graus mas os especialistas da organização mundial concluíram que o valor não estava correto devido a erro humano nas medições. O mesmo aconteceu na Tunísia, em julho de 1931, onde os termómetros terão registado uma máxima de 55 graus mas os especialistas descartaram o valor.

Mesmo, segundo escreve o The Guardian, o recorde de 1913 no deserto americano chegou a ser posto em causa por uma empresa privada de meteorologia. Em declarações ao jornal Washington Post, um especialista da Universidade do Arizona acredita que a temperatura registrada no dia 16 de agosto é real.

“Tudo o que li até agora aponta para uma observação legítima”, disse Randy Cerveny. O registo vai ser agora analisado pela WMO que deverá validar ou não a temperatura registrada.

O deserto do Vale da Morte, no estado da Califórnia, é um dos locais mais áridos e quentes do planeta, a par com o deserto do Sahara e outros no Médio Oriente. Possui uma extensão de cerca de 7.800 quilômetros quadrados.

Ricardo Macari

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Flickr - YouTube