Codigo Livre Podcast 71 Reviewed by Momizat on . No ar a edicao 71 do Codigo Livre Cast! Nesta edicao com a participacao especial de: - Bia Kunze (Garota Sem Fio) - Luana Schultz - Rafael Bonamigo Shownotes: - No ar a edicao 71 do Codigo Livre Cast! Nesta edicao com a participacao especial de: - Bia Kunze (Garota Sem Fio) - Luana Schultz - Rafael Bonamigo Shownotes: - Rating:
Você está aqui:Home » Blogcamp » Codigo Livre Podcast 71

Codigo Livre Podcast 71

No ar a edicao 71 do Codigo Livre Cast!

Nesta edicao com a participacao especial de:

– Bia Kunze (Garota Sem Fio)
– Luana Schultz
– Rafael Bonamigo

Shownotes:
– Abertura
– Alo pro pessoal do UStream.tv
– Leitura dos comentarios
– Temas abordados pelos comentaristas:

* MSN  e Twitter x Produtividade

* Tempo de Podcast e edicao do show
* Show sem censura sempre e ao vivo
* Indicados para o Premio Podcast na Categoria Jurados
* Livro Indicado: Os Segredos da Mente Milionaria

* RFID (IDTag) Bom ou Ruim?
* Educacao do brasileiro anda no fim e valores invertidos
* Cidadao impotente e Policia inoperante
* Perfil medio do Brasileiro
* Filme Indicado: Idiocracy
* Garrafa Unica, o planeta agradece.
* Coleta Seletiva x Bia Kunze

– PodPolemica: Comprar software é legal!
– Banda Larga no Brasil, movel e fixa: TIM, Vivo e Claro e outras.
– PodMusic: Glass Tiger Don’t Forget Me
– PodNews: Links no Delicious

– PodQuiz da Hora da Band News: Peixes bebem agua?
– Ouvinte ao Vivo: Alberto Lung Neto
– Ouvinte ao Vivo: Alexandre Sena

– Encerramento

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

  • Daniel Filho (drcfilho)

    Gostei do podcast/videocast, vim parar aqui pq vi no Twitter a GSF falando que estaria ao vivo.. e como domingo é sinonimo de domingao do Faustão.. me arrisquei a seguir ao vivo.. e qual não foi minha grata surpresa, ao ver um programa leve e que me manteve preso aqui no micro durante esse tempo todo. Agora.. vou ficar atento para participar de novo. PS: A questao da banda larga foi eu que sugeri, por conta da minha situação: Moro no Interior do estado do CE, vejo a fibra aqui passar na frente da minha rua.. e não tenho acesso a banda larga. só para vcs terem ideia: dos 184 Municpios do CE apenas 8 tem Banda larga.

  • Daniel Filho (drcfilho)

    Esqueci completamente.
    Gostaria que vcs comentassem quais ferramentas vcs usam para fazer o podcast. Quais softwares, onde pegaram as vinhetas, como fazem para as vinhetas aparecerem.. etc.

  • Francis

    Olá pessoal… Faz pelo menos 6 meses que ouço o podcast e sempre gostei da idéia… Comecei a usar o Ubuntu muito por causa do Macario que falava apaixonadamente sobre liberdade e tecnologia…
    Sobre compra de software, sou da opinião que é válido sim, pois se o cara quer pagar dinheiro por ele, que seja feita vossa vontade… Claro que se tem ainda a quem reclamar ou culpar… Coisa que no mundo do código livre fica um pouco mais complicado… Mas isso é outra discussão…
    Utilizo ainda o Windows, mas cada vez mais estou usando o ubuntu…

  • Bruno Faedo

    Primeiro quero parabenizar voces pelo podcast, ja virei ouvinte fixo, mesmo tendo ouvido apenas a edição 70 e 71. Descobri o podcast a poucos dias através da Garota sem Fio, que acompanho já há algum tempo através do twitter, blog, podsemfio, flickr, revista Windows Vista etc. Sou fascinado pela área de mobilidade, entao acabei virando um admirador/seguidor da Bia, com todo respeito, claro!
    Sobre o tempo do podcast, que muitos comentam ser longo, acho que a duração é boa. Assim posso passar uns 4 dias ouvindo voces.
    Um abraço a todos e até a proxima edição!
    Ah… Vou esperar ansioso pra ouvir meu comentario ser lido!!!!!!!

  • Novamente e infelizmente não pude acompanhar o show ao vivo, e ainda pelo mesmo problema de conexão com a Claro, mas desta vez estou trocando a defesa pelo ataque, para pelo menos receber pelo que pago! Comecei com um post no site “Reclame aqui” (http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=f31072000f9398710ca196382667e0149385ee66) e essa semana ainda ligo para a anatel, bom, desculpe pelo desabafo aqui.
    Mudando o foco agora, será que com o último podcast já não é possível entrar no Guiness como o podcast de maior duração? :P

    Abraços a todos!

  • Denis

    Olá Saudações Livres ao Ricardo, Adriana e Bia.

    Parabéns pela excelente qualidade do Podcast, é incrível como o Ricardo e sua “equipe” tem a capacidade de sempre se superarem (mas não vão relaxar agora né!!!)

    Confesso que já peguei no pé do Macari algumas vezes sobre o tamanho do arquivo que cada episódio gera, porém esse é o preço que se paga por tanta qualidade. Claro que tem gente que não possui Banda Larga e acabam tendo problemas.

    No episódio, houveram muitas brincadeiras sobre o tamanho dos posts, cada vez maior e etc, e o Ricardo sempre comenta que a idéia é fazer maior, então quero lançar um desafio ao Ricardo: Criar um episódio do Podcast com 24 horas de duração :P … será que você tem coragem ? Sei que o tamanho do arquivo vai ficar enorme, então , aproveita e lança um Dvd “Codigo Livre Acústico Mtv” com o episódio rsrs.

    Mudando de assunto, no programa foi comentado sobre essa questão de usar Mac, Pc, Windows, Linux, etc. Gostaria que vocês suas opiniões sobre a utilização de programas tradicionais como clientes de emails, suites de escritório etc na internet, a chamada Web 2.0, onde existe a “independência” de sistema operacional ou hardware do usuário, porque só se necessita de uma conexão a internet e um browser.

    Para finalizar, gostaria que a Bia comentasse sobre a utilização dos dispositivos móveis a esses aplicativos web, os sites estão preparados para serem visualizados em pequenos dispositivos como Smartphones ?

    Vou ficando por aqui, desejando muito sucesso a todos vocês.

    Abraços Livres!

  • Pessoal,
    Gostei tanto deste episódio que resolvi utilizar meu mineirês fluente para adjetiva-lo.
    ” Este podcasti foi o mais mior de bão que já iscutei”
    Digo isso não apenas pelos temas discutidos, mas principalmente pelo show de comentários, brincadeiras, piadas, informação e principalmente cidadânia que vocês dão.
    Outra coisa que gostei muito, foi o fato da Adriana ter tomado conta das vinhetas. Já que as mesmas ficaram pontuais e sem a legenda que o Macari insiste em dizer após cada uma. Falando em Macari, quero dizer que desaprovei a cortada que o Sr. deu na Dra. Adriana, quanto a mesma decidiu se enveredar pelos ramos do Direito, afinal de contas este podcast é livre ou não?
    Gostaria de comentar, que apesar de algumas operadora não estarem nem aí para o usuário, a pequeníssima operadora CTBC Telecom, tem se preocupado sim com o usuário e levado serviço de banda larga até cidades com 5000 habitantes como a minha, e muito provavelmente até o inicio do proximo ano teremos 3G pela holding de celular da mesma empresa a CTBC Celular.
    Bem, isso é só pra informar, do resto são só elogios, continuem sempre crescendo em qualidade e consumo de banda.

    Abraços Fraternos.

    Angelo Marcondes “uai geek”

  • Lorrene

    E aí pessoal?

    Eu ia sugerir um podcast de 4 horas de duração mas já falaram em 24 horas…. :)

    Esse foi o primeiro que participei via ustream e, como diz o Sena, “deu tesão”. É muito bom participar ao vivo, ajudar nos comentários. E falando em comentários, não esperava que meu último comentário rendesse tanto, sensacional.

    Ainda não ouvi o podcast todo, pois dessa vez, com o tempo mais escasso por ser fim de semestre, de ano e etc, resolvi ouvir aos pedaços enquanto se resolve outras coisas, como o pessoal faz. Mas o mp3player gogear da philips (não merece link) é muito ruim para podcasts. Para avançar é um exercício de paciência, ele só avança 10s em 1s, o que levou 30 minutos para eu chegar no ponto que terminei na última vez. E quando eu estava ouvindo a saída do Betuscho, do nada o podcast voltou ao início. :( Vou voltar a ouvir quando for em casa e de uma vez só.

    Sobe apple software + hardware, acho que eu só ficaria com o hardware. Conheço bem pouco apple, só experiência safari (windows e iphone) e iTunes (windows) e não gostei muito.

    Sugiro também que a Adriana fique nas vinhetas e que o Macari deixe ela participar mais. Os comentários dela são ótimos.

    A revista Época dessa semana (16/11/2008) tem na capa (e capa inteira, o que me chamou atenção) reportagem com um ranking dela sobre 80 blogs que ela sugere como “não pode perder”. Ainda não li a reportagem, vocês viram? O que acharam? Bom saber de uma reportagem procurando esclarecer sobre blogs, principalmente quando saem livros afirmando que a produção de blogs femininos no Brasil é somente de “diarinho”, grande inverdade. Será que um dia será de conhecimento geral (e não apenas de geek e blogueiros) que blog é muito mais que “diários”? Se ainda ocorre isso com blogs, acho que só descobrirão os podcasts em 2015 e videocast em 2020, eheheheh.

    Abraços,

  • Leo

    Ops! Esqueci de deixar uma sugestão no meu comentário reclamão acima. :-) Já que diminuir o tempo do podcast está fora de questão, que tal dividir o arquivo por sessões (mais ou menos nos moldes do "shownotes" que já está no post). Assim cada ouvinte pode baixar apenas as partes interessantes para ele.

  • Leo

    Pessoal, ouvi esse podcast pela primeira vez na edição 71 e realmente ainda não sei se gostei. Esperava, como o próprio nome sugere e por já ter ouvido o Macari em 2 participações na Pod Sem Fio, conteúdo focado em código livre (programação de computadores). Me enganei?

    Bem… Como (merecidos) elogios já existem vários aqui no post e nos comentários lidos durante o programa, vou deixar algumas críticas produtivas (pelo menos é essa minha intenção).

    1) Mais de duas de horas de podcast, não dá mesmo. Ok… O Macari foi muito claro durante os comentários da edição 71 que vai ser sempre assim e ouve quem quer. Mesmo acreditando que um ouvinte a menos (no caso eu, porque não não sei se vou ouvir outras edições) não vá fazer diferença, gostaria de deixar (mais) um ponto de vista. Em tempos de “ecologicamente correto”, lembrem-se que download também gasta energia. O dispositivo local (computador, celular, mp3), o gateway (roteador ADSL, cable modem) do usuário, a infra-estrutura do provedor de comunicação e do provedor de serviços de armazenamento… Tudo isso consome energia. Logo, a energia gasta para fazer o download de 135MB, multiplicado por centenas (milhares???) de usários (sem contar a energia consumida durante a audição) não poderia ser diminuida um pouquinho? Essa economia não seria, de certa forma, uma atitude de cidadania (tão carente no Brasil hoje)?

    2) A GSF estava brincando quando disse que a eleição deveria ser decidida por sorteio, não? Espero que sim. Eu sei que devemos respeitar a opinião individual, ainda mais quando se diz respeito a futebol, política ou religião. Mas uma formadora de opinião com ela (e vocês do CL também) tem que ter cuidado com o que fala. Um representante do povo tem que estar “lá” para representar o povo e não os interesses pessoais. A eleição por sorteio passa a idéia de “oba, fui sorteado, agora vou resolver minha vida”. Nós que somos um pouco mais esclarecidos (sim, infelizmente também temos as castas dos “esclarecidos” e “não esclarecidos” no país) temos que tentar convencer as pessoas da importância de se fazer as coisas dentro da lei, da ordem e bem-estar da comunidade em detrimento ao bem-estar individual. E escolher bem nossos representantes é, na mina opinião, a busca pelo bem-estar coletivo.

    3) Acho que ouve uma confusão de conceitos quando se falou de democracia. Opiniões pessoais à parte (pra mim a democracia é, sim, a melhor forma de governo) o socialismo não é uma alternativa à demogracia e sim ao capitalismo. As alternativas à demogracia são a ditadura e o facismo. A democracia pode não ser perfeita mas (Macari você há de convir comigo) ditadura e facismo são inaceitáveis, não? Afinal o código livre (no que diz respeito à programação de computadores) tem muito de demogracia, não tem?

    Bem, não sei se tenho mais comentários. Ainda não consegui acabar de ouvir o podcast (já se passaram 1 hora e 40 minutos e ainda faltam 1 hora e 9 minutos) e, sinceramente, não sei de vou continuar. Não porque não esteja gostando (se não estivesse, não me daria o trabalho de comentar) mas porque posso ficar sem tempo para ouvir os outros 5 ou 6 podcasts (fora os comentaristas da CBN) que gosto de ouvir na semana que foram lançados. Afinal, os podcasts de tecnologia e notícias (que são a maioria que assino) ficam mais interessantes quando ouvidos proximo do seu lançamento.

    Abraços e sucesso,

    Leo

  • Sergio Camargo

    Olá Ricardo e Adriana, obrigado por mais esse delicioso episódio.

    Talvez meu comentário vá na contramão da maioria dos ouvintes, pelo que tenho lido e ouvido no podcast já em vários episódios.

    O que eu gostaria de enfatizar é que ADORO podcasts longos. Nao consigo entender, realmente, porque tanta gente nao gosta. Só pode ser porque nao gosta do podcast em sua totalidade. Se nao tem banda larga pede pra alguém baixar. Mas quem consegue viver sem banda lara hoje em dia?

    O que mais me impressiona no Código Livre é que vcs nao forçam a barra para que ele seja longo, ele flui naturalmente pelo tempo e pode durar mais ou menos duas horas. Vcs nao ficam enrolando linguiça, as seçoes vao se intercalando naturalmente e dá no que dá: boas horas de lazer e informação.

    E o legal de o Código Livre ser longo é que ele dura, sua degustação é mais saborosa, pode levar dias, eu o ouço durante 3 ou mais partes, de preferência durante o trajeto para o trabalho. Ele é um grande auxílo tb nas minhas caminhadas. Que graça teria se ele durasse meia hora? O Código Livre tem contribuído para a minha boa forma física!

    Tb sou da opinião que nao deve ser editado, a nao ser se vcs perceberem que o áudio nao está legal e tem que dar uma melhorada ou normalizada no mesmo. Mas para isso vcs teriam que ouvir todo o episódio antes de disponibilizá-lo. Vcs costumam fazer isso?

    No mais, vida LONGA ao Código Livre!!

    SÉRGIO

  • Olá senohres.

    Mais um episódio em que falei “putz quase três horas” quando abriu no player, mas escutei em várias vezes e foi como de costume, muito bom.

    Os comentários também serão em partes:

    RFID:
    A idéia é legal, mas acho difícil funcionar bem por aqui.
    Ano passado falou-se em instalar nos carros em SP para que se verificasse imediatamente quais carros estariam trafegando sem licença, sem pagamento de IPVA ou acima do limte de velocidade, o que seria feito avaliando o tempo que o vaiculo levou de um transmissor a outro.

    Como benefício teríamos a hipótese levantada pela Bia de localização imediata em caso de furto,mas será que isso funcionaria de fato? Não seria a mesma coisa que no caso dos rastreadores por satélite, em que cortando dois fios interrompe-se o rastreamento?

    A RFID pode ter muitos benefícios para monitoramento de transporte, cargas e outras, mas a partir do momento que permite a localização de pessoas passa a ser uma intromição na privacidade o que, ao meu ver, seria inaceitável.

    Socorro aos bancos:

    Concordo com o Macari de que o socorro aos bancos representa a prova de que o neoliberalismo é tão ineficiente quanto o comunismo, mas discordo que seja a atitude de um governo socialista.

    Socializar prejuízos todos querem, mas na hora de socializar os lucros a coisa é bem outra, duvido que quando os bancos se recuperarem e voltarem a dar lucro terão esta medida socializadora, e não falo em distribuir o dinheiro ao povo, tenho minhas dúvidas de que o dinheiro investido volte ao governo mesmo.

    Desenvolvimento casado.

    Quanto a questão dos imacs e o lkeopard concordo que a questão essencial seja a liberdade de escolha, mas discordo da bia que o problema do windows seja a infinidade de hardware a qual ele tem que se adaptar.

    A MS deve levar em conta(e certamente o faz), que nem todos os compuadores poderão executar todas as funcinalidades do OS que ela desenvolve, ainda mais quando falamos em perfumarias e efeitos visuais que enchem os olhos mas consomem a CPU que é uma beleza.

    Acho que é só…

    ps: como fico sabendo da gravação do podcast e como acho no ustream? até agora não consegui encontrar nada

  • DaN Himself

    Pessoal, sou noob no podcast de vocês. Escuto muitos internacionais ha muitos anos, e fiquei surpreso essa semana com a qualidade de alguns podcasts brasileiros que assinei.
    E sobre o tempo do podcast, finalmente encontrei um que dura mais que uma hora e meia!! Aumentem mais o tempo, o papo é ótimo, os assuntos bacanas e pertinentes.
    Staff está de parabéns!
    []’s
    DaN

  • Bruno Rocha

    Boa tarde.

    Este é o terceiro ou quarto “Código Cast” que ouço e tenho algumas considerações:

    1)Não consigo entender a razão que faz todos os “cool’s” são Obama de carteirinha.

    2) Vocês já ouviram o original das falas de Sarah Palin, ou comentam os comentários de terceiros. (CNN, New York Times, etc..)

    3) Sério, seu podcast tem três horas, você poderia perder 10 minutos para tentar me mostrar por que o Obama é este Messias santificador que todos pregam.

    4) Só de ouvir suas falas dá para perceber sua ideologia extremamente ligada a esquerda, contudo você já imaginou se seria possível gravar este podcast em um regime socialista.

    5) O Socialismo tem enfase no Estado enquanto a Democracia o tem no indivíduo.

    6) Meus Deus, vocês adoram detonar o capitalismo, mas são ligados ao ramo de tecnologia que simplismente não exitiria sem capitalismo.

    7)Aliás, você acha que os iphones produzidos mundo a fora respeitam as condições sonhados aos trabalhadores pelos os “humanistas de fachada”.

    8) Por favor, crítiquem sim, mas parem de demonizar o modelo responsável pelo evolução da sociedade mundial.

    9)Podcast ideólogico é um saco…

    10) Gosto de vocês mas o império do politicamente correto me faz pensar em desistir de vocês.

    Obrigado a todos.

  • Bruno Rocha

    Ahh!!!
    Mais uma coisa, não me venham com a estória de 1º presidente negro que isto somente demonstra como a democracia pode superar o racismo.

    A cor do indivíduo não demonstra nenhum mérito.

    Queria saber o que este Obama já fez de bom para ser considerado como um marco de reviravolta…

    Sobre peixes desidratados…
    http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_285823.shtml

  • Jefferson Rebelo

    Parabéns pela ótima qualidade dos cast!.
    Código Livre Cast Definitivamente é um dos melhores Podcast’s que eu já tive a oportunidade de ouvir…
    Tive a honra de poder assistir o ultimo cast ao vivo *-*
    Quando sairá o próximo cast?
    Fico aqui a esperar.

    Já passo dois mil e oito eu desejo que tudo que aconteceu, de bom e 2008 se repita em dobro nesse ano muito sucesso para todos vocês…

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo