O que é aceleração? Reviewed by Momizat on . A palavra aceleração apesar de ser um termo utilizado em nosso dia a dia, ele esta relacionado a física. A disciplina de física é lecionada nas escolas apenas a A palavra aceleração apesar de ser um termo utilizado em nosso dia a dia, ele esta relacionado a física. A disciplina de física é lecionada nas escolas apenas a Rating:
Você está aqui:Home » Cotidiano » O que é aceleração?

O que é aceleração?

A palavra aceleração apesar de ser um termo utilizado em nosso dia a dia, ele esta relacionado a física. A disciplina de física é lecionada nas escolas apenas a partir do sexto ano. Uma pena as crianças até o quarto ano não terem acesso a esse conceito, pois isso nos proporcionou um presidente da republica desprovido de qualquer noção do que a palavra signifique de fato.

14421928-266x266

Vou falar da obra de duplicação da BR-101 – Trecho Sul, mas o conceito se aplica a praticamente todas as obras iniciadas durante o atual governo do Brasil. Tudo bem que é uma obra sem importância alguma, afinal ela só liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao resto do país, qual a importância de uma região que possui apenas um PIB equivalente a somatória de 17 estados do norte e nordeste do Brasil? Se fosse no Acre tudo bem.  A obra em si consiste em poucos quilômetros, de uma estrada já em uso, apenas duplicar a pista, sem precisar atravessar nenhum oceano com um túnel submarino, nenhuma ponte de 30 km no caminho ou uma aldeia de índios canibais que devorariam os operários. Apenas duplicar 200 km de uma das principais rodovias do país, cortando uma das regiões com o maior IDH do Brasil e toda infra-estrutura para tal realização. Projetando isso para o Japão ou Alemanha, uma obra dessa seria feita lentamente e com calma em 6 meses. Mas peço calma aos ufanistas e fãs do Filho do Brasil. Não esperava isso dele. Não é porque eu tive aulas de física na escola e aprendi a ler e escrever que eu iria tripudiar em cima de um ignorante qualquer que não teve acesso ao conhecimento e justamente por falta de oportunidade só lhe restou virar presidente do Brasil. Calculei pela media de incompetência que é peculiar do Brasil que levaríamos 10 vezes mais. Acho aceitável para alguém que se propôs em acelerar o nosso crescimento, criou até um plano mirabolante para isso chamado PAC. A única coisa do tal plano que faltou deixar claro era o significado da letra A. Até 2001 o país investia 1% do PIB em infra estrutura, 12 anos depois, investe incríveis 1%. Um aumento de fabulosos 0%. Na escola onde eu estudei, que também não tinha física até o quarto ano, tinha matemática básica e 1 era igual a 1.

Voltando a obra em questão, o meu prazo estimado de que éramos 10 vezes mais incompetentes que os outros, expirou. Pelo que havia sido feito até então, mudei minha estimativa para 20 vezes mais incompetente, e ele também se foi. É incrível a capacidade que as pessoas tem de se superarem, quando essa pessoa pertence ao PT essa capacidade é potencializada e hoje já se passaram 10 anos e o prazo para conclusão ainda é desconhecido, muito trechos ainda nem foram licitados, muitos nem projeto tem. Sei que duplicar uma estrada exige uma tecnologia de outro planeta, muitas vezes planetas que não temos boas relações diplomáticas. Muito provavelmente é desse mesmo planeta que surgem os físicos, aqueles mesmos que criaram o conceito de aceleração, e nos privam esse tempo todo de um conhecimento que poderia ser tão útil.

Carlos Chumbo Santos

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo