Você vai viver onde? Em Marte? Reviewed by Momizat on . Você é daquele que acredita que o planeta Terra é uma fonte inesgotável de recursos? Ou ainda acredita que meio-ambiente é papo de radical do Green Peace e que Você é daquele que acredita que o planeta Terra é uma fonte inesgotável de recursos? Ou ainda acredita que meio-ambiente é papo de radical do Green Peace e que Rating:
Você está aqui:Home » Cotidiano » Você vai viver onde? Em Marte?

Você vai viver onde? Em Marte?

Você é daquele que acredita que o planeta Terra é uma fonte inesgotável de recursos? Ou ainda acredita que meio-ambiente é papo de radical do Green Peace e que nada vai acontecer de verdade? Ou mesmo acreditando um pouco que algo de errado está acontecendo com o planeta, nada vai acontecer com você?

mars

Pois bem, pode tirar o cavalinho da chuva porque o planeta Terra já começou a dar uma resposta para sua incapacidade de ver o óbvio. Ok, ainda é um tapinha na testa mas a coisa pode piorar, basta você ficar ai sem fazer nada para garantir o seu planeta no futuro. Afinal, você acredita que vai poder se mudar para Marte se a Terra se tornar um lugar inabitável? Pense duas vezes.

Se você é como eu, que só acredita vendo ou paga pra ver, que tal começarmos com estes fatos:

– De acordo com recentes pesquisas, a humanidade hoje já consome 25% além de sua capacidade produtora, ou seja, em breve teremos que ter dois planetas Terra para sustentar o nosso consumismo.

– Fenômenos naturais nunca vistos no Brasil estão se tornando naturais, tais como ciclones, furacões e até terremotos.

– Estações estão perdendo sua definição. Isso você pode sentir agora sem ser um cientista, mas quem mais sofre é o clima do planeta, que poderá inclusive gerar uma falta de alimentos.

Você pode até não se importar com o futuro mas e o hoje? Com um clima instável, com alimentos caros e faltando, com combustível cada vez mais caro, sua vida, se já não é, vai ser bem complicada, pensou nisso?

Tudo isso parece pessimista e sem saída possível mas não é: algumas soluções são bem simples e geram inclusive uma boa economia no seu bolso. Você não precisa ser 100% nisso, pode começar hoje com algo mais fácil de fazer e aos poucos ir expandindo suas ações. O planeta agradece e eu também.

Seja hoje mesmo um cidadão “sustentável“:

– Feche a torneira enquanto escova seus dentes ou lava a louça.

– Exija que seu esgoto seja tratado em estações de tratamento.

– Prefira produtos orgânicos, pois ele não utilizam agrotóxicos nem fertilizantes químicos.

– Compre produtos locais, favorecendo a agricultura local e evitando o desperdício de combustível no transporte dos alimentos.

– Um dia por semana faça um passeio sem seu carro, vá de bicicleta ou mesmo a pé. Você economiza dinheiro, evita poluir o ar, evita aumentar congestionamentos e ainda faz um exercício físico que é sempre bom para sua saúde.

– Prefira carros[bb]com motor “flex”, e use sempre álcool combustível, assim você estimula a industria a ser mais consciente do meio-ambiente e ainda polui 85% menos o ar que você respira.

– Exija do fabricante do seu carro que ele forneça motores alternativos, tais como o motor híbrido oferecido pela Toyota em alguns países.

– Use uma sacolinha de lixo no interior do seu carro, e guarde todo o lixo ali até que esteja em casa onde você poderá colocar em seu lixo domestico.

– Recicle tudo o que puder de seu lixo, preferencialmente separando os resíduos de comida das embalagens. Exija que sua cidade realize a coleta seletiva de lixo.

– Uma bituca de cigarro pode provocar uma queimada sem proporções, apague bem e guarde-a num local próprio para isso. Ou evite fumar, ajudando a não poluir o ar que você respira.

– Exija que as pessoas respeitem você e onde você vive. Cobre se for necessário as dicas aqui sugeridas das pessoas à sua volta.

– Apague a lâmpada ao sair, desligue a sua tv ou rádio se ninguém estiver utilizando. Sua conta de energia elétrica será bem menor e você ajuda a evitar futuros apagões.

– Troque suas lâmpadas comuns por lâmpadas economicas[bb], elas duram mais e economizam vários Reais do seu bolso na sua conta de energia elétrica, gerando uma economia de até 80% no gasto com iluminação da sua casa.

– Mantenha seu carro bem regulado: motor; escapamento; catalisador e filtro de ar. Esse ato economiza seu dinheiro em grandes manutenções e sua saúde também, afinal você está respirando o que seu carro produz.

– Saiba mais sobre o produto que está comprando: se é reciclável, se causa algum impacto no meio-ambiente em sua elaboração.

Saiba mais:

Mudancas climáticas

O que é o Desenvolvimento Sustentável

Guia de práticas do Consumo Sustentável

Cartilha do Consumo Sustentável

Filme de Al Gore: Uma verdade inconveniente

Melissa Etheridge “I Need to Wake Up”

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

  • O assunto do aquecimento global e desenvolvimento sustentável está sendo abordado, ao meu ver, em cima da hora. O triste disso tudo é que quem polui mais e degrada o planeta, os americanos (lógico), não fazem nada a respeito. Realmente pensar em como será o futuro da humanidade, nessas condições, está difícil. O negócio é fazer nossa parte. Excelentes dicas Macari.

  • Fiquem tranquilos, tem um meteoro a caminho :)

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo