10 dicas de economia para compras no mercado
Pesquisas mostram que uma família gasta em média 6.000 Reais ao ano em alimentação, afirma a NGA (National Grocer’s Association) nos EUA. Pode parecer muito, mas não se preocupe: Existem formas de cortar os gastos e ainda fazer escolhas saudáveis quando você for às compras.
Primeiro, esteja preparado. Mantenha em mente que as prateleiras no mercado não são dispostas para sua conveniencia –o objetivo é manter você na loja, pelo tempo máximo possível. Quanto mais você ficar, maior a probabilidade de você gastar mais, algumas vezes tomando decisões de compra por impulso.
Siga estas dicas de compras e você poderá diminuir sua conta no mercado e peso. Além de se tornar um consumidor satisfeito e irá ter uma melhor qualidade de vida.
Verifique o perímetro.
Comidas saudáveis como frutas, vegetais, laticinios, peixe, e itens integrais como pão e cereais geralmente estão localizados no perímetro da loja, ou seja não ficam localizados no centro. Comidas prontas e outros alimentos não-saudáveis e aperitivos quase sempre ficam nos corredores.
Não vá as compras com fome.
Quando você entra em um mercado, imediatamente você é atingido em seu olfato por cheiros de comidas deliciosas. É por isso que assados geralmente são colocados logo na entrada. É muito dificil fazer uma compra inteligente quando você fica todo o tempo com água na boca.
Olhe em cima e em baixo.
Os itens mais caros geralmente são expostos no nível dos olhos: 1 metro e meio, para ser exato. Se você está procurando por itens mais baratos, você terá mais trabalho, alcançando-os nos pontos mais altos e mais baixos nas prateleiras menos acessíveis.
Esqueça o que você pensa que sabe.
Evite presumir que itens no fim dos corredores (prateleiras de destaque ou mini-prateleiras móveis) tem preços melhores. Muitas vezes os mercados fazem isso para ter sua atenção em um determinado produto, e não necessariamente para lhe oferecer uma boa compra.
Evite se distrair.
Alimentos como laticinios, carne e frios, são dispostos no fundo das lojas. Não é coincidencia que você precisa andar por muitos outros setores para conseguir as coisas que realmente precisa. Os mercados sabem que você irá parar no meio do caminho e fazer mais compras.
Compare o preço por unidade.
Ao contrário do que se acredita popularmente, produtos oferecidos em maior quantidade ou mais unidades e uma mesma embalagem nem sempre são a melhor escolha. Isso geralmente acontece em itens como Manteigas (margarina), produtos a base de tomate, queijos e embalados de atum.
Evite a multidão.
Se você se sente frustrado e incomodado com multidões, você irá tender a comprar rapidamente, pegando a primeira coisa que aparecer na sua frente, para terminar logo as compras e sair do mercado logo. Procure horários alternativos, como logo cedo ou bem mais tarde da noite, assim você evita os horários de pico e a tendência a comprar por impulso.
Fique de olho nos folhetos.
Procure sempre os folhetos de itens em promoção e confira se os preços no folheto realmente estão sendo praticados nas prateleiras, se não estiverem solicite o menor preço sempre no caixa, é direito seu e está na lei.
Verifique as marcas próprias do mercado.
Algumas vezes o seu supermercado preferido pode oferecer produtos com a marca própria, que podem custar menos, compare com sua marca preferida, muitas vezes o sabor será praticamente o mesmo.
Faça uma lista e fique com ela.
Se você fez uma lista de compras, de tudo que realmente necessita, você irá se sentir menos tentado à gastar em itens desnecessários–ou deixar o doce aroma de deliciosas tortas lhe convencerem a comprar uma ou dúzias delas.
Traduzido e adaptado do original de Emily L. Ciraolo (QualityHealth’s Site)