Arranhador para gatos, qual o melhor modelo?

Arranhador para gatos, qual o melhor modelo?

4 de maio de 2008 7 Por Adriana Tamy Saito

Arranhador e gatos

Como prometi, cá estou eu me aventurando em escrever um artigo sobre um assunto que gosto muito: gatos[bb]. Irei publicar com certa regularidade, mas não posso prometer muito, pois só tenho tempo nos finais de semana, por isso, desde já me perdoem.

Para início, gostaria de compartilhar com vocês a nossa experiência (minha e dos nossos gatos) a respeito de arranhadores. Existem no mercado muitos modelos de arranhadores e às vezes pode ser muito complicado escolher um, pois nem sempre o mais bonito é o que vai despertar mais interesse dos bichanos. Importante destacar que um bom arranhador é um objeto indispensável para toda casa que tem gatos, pois os gatos tem necessidade de arranhar e sentem prazer em esticar suas garras, além de ser uma forma de liberar o stress. Por isso, se você não deu um arranhador para o gato, não queira brigar com ele por destruir o sofá e as cortinas.

Meus gatos adoram novidades, oferecer novos objetos para eles é uma boa forma de mantê-los saudáveis. O ócio é muito prejudicial para os gatos, pois como nós eles precisam de entretenimento, para não ficarem deprimidos. O Ricardo acha isso uma tremenda besteira, mas sempre que compro um presente para os gatos (um novo arranhador, uma caminha, etc) peço para embrulhar para presente. Chamo todos e ficam em volta que nem crianças em dia de natal.

Há uns dois anos comprei um arranhador muito bom em uma agropecuária de Mafra que nossos gatos adoraram: tinha uma base grande com uma toca e mais um poste de sisal e uma plataforma no topo. Um ano é mais ou menos o tempo que dura um arranhador com meus gatos, esse em questão já é história. Mingau adora arranhar o carpete que forra os arranhadores. Já o Dexter gosta mais de arranhar a parte com sisal. As duas bolas penduradas que compõem nenhum deles se interessou muito, mas se você tiver filhotes pode ser que se interessem. Trix ficava escondida dentro da toca que tem na parte de baixo, gatos adoram ter locais para se esconderem.

O último arranhador que comprei tem uma argola num dos cantos e um poste de sisal. Ao comprar achei interessante o fato de ter uma argola para ficarem passando por dentro, mas por ter a argola o fabricante deslocou o poste de sisal mais para o canto, ficando fora do centro, aí um gato grande como o Dexter pode derrubar o arranhador, que não tem uma boa base para apoiá-lo. Claro que Dexter não é bobo e deu um jeito de usar o arranhador segurando-o com as suas patas traseiras. Spot é o único que consegue aproveitar a argola, que é baixa para os outros. Spot está com três meses de idade e se chamava Pipoca até sexta-feira passada. Depois de anos criando gatos eu achava que sabia ver o sexo dos filhotinhos, lêdo engano…

Os arranhadores forrados de carpete duram mais, meus gatos destroem aqueles com pelúcia fácil, fácil. Mas, como eu disse, é importante variar para entretê-los, mesmo porque cada gato tem suas preferências. Ainda para falar das variedades de arranhadores existem também no mercado os arranhadores feitos de papelão, sendo um bloco grosso de papelão com um cordão supostamente para pendurar na porta. Cordão não funciona com meus gatos: o arranhador não fica firme e logo arrebenta, que foi exatamente o que aconteceu com um que comprei. Deedee adorou esse arranhador, ela usava no chão mesmo e destruiu ele rapidinho. A vantagem desse arranhador é que é mais barato e leve para você carregar em uma viagem, por exemplo. Desvantagem é que faz sujeira e fica feio logo.

Ao comprar um arranhador veja se ele é seguro para seu gato, se tem uma boa base e é bem firme. Gatos gostam muito de ficar no alto, então, se puder, compre um arranhador com vários níveis de plataformas para eles ficarem. Só tome cuidado para ver se há uma correta distribuição de peso, para o gato não cair.

Saiba mais:
Porque você deve brincar com seu gato (em inglês)

Por diversão:
http://www.youtube.com/watch?v=R2wLANyzj-Q

Achei o máximo esse arranhador:
http://www.youtube.com/watch?v=1ViNv0nz4k0

Adriana Tamy Saito

Funcionária pública, formada em direito e apaixonada por gatos.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - Flickr