E você? Ainda fora do Twitter? Reviewed by Momizat on . Nos últimos meses o grande buzz da internet tem sido o Twitter, nem vou ousar discutir o motivo de todo esse comentário e crescimento, apenas me limitarei a mos Nos últimos meses o grande buzz da internet tem sido o Twitter, nem vou ousar discutir o motivo de todo esse comentário e crescimento, apenas me limitarei a mos Rating:
Você está aqui:Home » Dicas » E você? Ainda fora do Twitter?

E você? Ainda fora do Twitter?

Nos últimos meses o grande buzz da internet tem sido o Twitter, nem vou ousar discutir o motivo de todo esse comentário e crescimento, apenas me limitarei a mostrar alguns números e fatos, mas primeiro explicarei rapidamente o que  é o twitter, caso você ainda não tenha conhecimento.

twitter-icon

Citando a Wikipedia: “Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMSmensageiro instantâneoe-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.”

Basicamente o serviço deveria funcionar assim, você entraria em um site, e digitaria o que você está fazendo no momento, algo assim sairia no site do twitter: “Macari está fazendo um artigo sobre o twitter”. Mas claro que  a coisa fugiu ao controle dos criadores e o serviço se transformou em algo muito maior do que inicialmente pensado, com pessoas utilizando para ampliar sua rede de contatos, para manter contato direto com amigos, expor idéias, e claro até para empresas que perceberam na ferramenta um grande mercado, além do potencial de contato direto com o cliente. Posso citar um ótimo exemplo, a CNN, que além de enviar as noticias da hora para os seus seguidores ainda incentiva aos apresentadores que tenham uma conta no twitter para terem um contato direto com seus telespectadores, respondendo pelo twitter, ou pela TV mesmo, os comentários recebidos via twitter.

Claro que isso não se limita apenas a CNN, existem centenas de outros exemplos, no Brasil temos empresas como a Citroen, Fast Shop, Embratel e muitas outras que já aderiram a essa nova forma de comunicação.

Você também pode exercitar seu desejo de estar mais próximo do seu ídolo e segui-lo, pode ser algum ator famoso ou um blogueiro que você adora ler, eu pessoalmente gosto de seguir estes: TechCrunch, GarotaSemFio, SergioVDS, MafaldaMonacast, CMerigo, apenas pra citar alguns. E que tal seguir cada pensamento da pessoa amada? Alguns “tuiteiros” fazem isso diariamente, dona @adrianatamy que o diga.

Ok, então você ainda prefere se manter fora desse grande reality show da internet? Não lhe culpo, afinal não são todos que aceitam e desejam se expor publicamente assim, mas tudo bem, o twitter já previu isso e você pode optar por deixar suas twittadas visíveis apenas para os escolhidos por você.

E que tal ficar de fora de promoções especiais somente para twitteiros? Sim, algumas empresas já notaram esse publico e já estão criando ações de marketing somente para o twitter, como o recente caso da Telefonica que contratou Marcelo Tas para anunciar uma nova linha de produtos, tudo bem que isso gerou muita polêmica, mas com certeza deu muita visibilidade para os envolvidos.

E para terminar existe o lado social do twitter, como no caso do recente evento Twestival, organizado a partir de uma idéia de tuiteiros de Londres e que se espalhou para todo o planeta, inclusive no Brasil, que contou com a participação de mais de dez cidades, eu pessoalmente organizei a edição de Curitiba, na qual com outros envolvidos, conseguimos arrecadar mais de 600 Reais em doações para a Charity: Water, uma Ong que tem como foco levar água potável a comunidades carentes pelo mundo.

 

Assista a entrevista ao @stavaresfilho para a RPC, falando sobre o twitter e o twestival:

 

E agora os números:

Twitter cresce 1382% em um ano, diz Nielsen

Twitter recebe US$ 35 milhões de aporte.

 

Apenas uma nota pessoal, eu preferia o Jaiku, o concorrente do Twitter, que se destacava por ser estável e ter uma melhor apresentação das informações, mas infelizmente ele foi comprado pelo Google e foi engavetado, sendo recentemente descontinuado e liberado como open source. Shame on you Google.

Update: Como me questionaram e foi um esquecimento meu, o meu usuário no Twitter é @macari.

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo