Vida Longa e Próspera ao iPhone 3GS (Tutorial update para o IOS5) Reviewed by Momizat on . Como feliz proprietário de um iPhone 3GS comprado no Tio Sam, nunca senti necessidade de fazer um upgrade comprando o iPhone 4. No entanto, o fato de ter que re Como feliz proprietário de um iPhone 3GS comprado no Tio Sam, nunca senti necessidade de fazer um upgrade comprando o iPhone 4. No entanto, o fato de ter que re Rating:
Você está aqui:Home » Dicas » Vida Longa e Próspera ao iPhone 3GS (Tutorial update para o IOS5)

Vida Longa e Próspera ao iPhone 3GS (Tutorial update para o IOS5)

Como feliz proprietário de um iPhone 3GS comprado no Tio Sam, nunca senti necessidade de fazer um upgrade comprando o iPhone 4. No entanto, o fato de ter que realizar um JailBreak para poder utilizar o meu smartphone em Terra Brasilis é algo que sempre incomoda, principalmente por não poder realizar o update de forma automática. Sempre sou   forçado a aguardar a liberação de um novo software de desbloqueio que me permita, não somente manter meu iPhone desbloqueado, mas, também, livre para utilizar na minha operadora local preferida.

Antes que você jogue uma pedra, explico que comprei esse iPhone de um amigo americano, por um preço ótimo, que queria trocar seu iPhone com menos de dois meses de uso por um novo modelo recém lançado (na época).

Mas, caso compre um novo um dia, irei comprar nos EUA com certeza, devido ao preço ser menor e por hoje já vir desbloqueado. Enquanto a política de impostos e preços brasileiros continuar sendo de roubo descarado, eu recomendo à todos que comprem fora do Brasil: assim, quem sabe, um dia os políticos e governo percebam que o brasileiro cansou de ser trouxa.

Voltando a idéia original que me fez pensar em escrever esse artigo, gostaria de apresentar um tutorial de como realizar o upgrade do seu iPhone 3GS para o IOS5 (5.1.1). O processo foi penoso que consumiu dias de pesquisa e tentativas, mas que no final tive sucesso e sem problemas ou perda de dados do meu iPhone.

Por favor leia todos os passos antes de prosseguir, baixe todos os programas necessários antes de iniciar para poupar seu tempo e siga cada passo corretamente, pois caso contrário você poderá não ter sucesso no final do tutorial.

Passo 1: Baixe o TinyUmbrella e realize um backup do SHSH, selecionado o seu iPhone na listagem esquerda do programa e clicando em Save SHSH. Esse processo é essencial para que você possa voltar a sua versão atual do IOS em caso de erros ou necessidade. Após realizar o backup do SHSH você pode fechar o TinyUmbrella.

Passo 2: Salve o Ticket de Ativação atual do seu iPhone. Esse processo é necessário para poder ativar seu iPhone depois de instalar o IO5. Para salvar o Ticket de Ativação você precisa baixar o RedSn0w. Clique aqui para abrir a página de download e baixar a última versão para seu computador. Após baixar o programa, abra e vá na opção Extras > Even More > Backup. Clique na opção Backup e o programa irá salvar o ticket no mesmo local que está salvo o RedSn0w no seu computador (Lembre onde está salvo pois será necessário para ativar o Iphone depois).

Passo 3: Abra o iTunes, realize um backup do seu iPhone e faça o update automático do seu iPhone pelo próprio iTunes para a versão 5.1.1. Caso a versão seja superior a 5.1.1, ou desejar fazer o processo manualmente, baixe o firmware para o seu iPhone aqui. Após baixar o firmware, abra o seu iTunes e segurando a tecla Option no Mac (Shift no Windows) clique no botão Restaurar, uma janela de navegação irá abrir e você poderá escolher o firmware que baixou e deixar o iTunes realizar o processo normalmente. No final do processo o iTunes poderá perguntar se deseja restaurar o backup salvo, isso não será necessário pois você terá que manter o iPhone “limpo” para poder realizar o JailBreak.

Passo 4: Baixe o programa Absinthe 2.0 para o seu computador (a atual versão do Absinthe não é compatível com o Mountain Lion). Caso seu iPhone já esteja ativado e tenha restaurado o backup via iTunes, será necessário “limpar” primeiro: Vá em Ajustes > Geral > Redefinir e clique em Apagar Todo o conteúdo e Ajustes (Settings – General – Reset – Erase all Content and Settings). Se você não realizar esse passo um erro será gerado e o jailbreak não será realizado no seu iPhone, esse passo é essencial. Após limpar o iPhone, conecte no seu computador caso ainda não esteja, abra o software Absinthe e clique no botão Jailbreak e aguarde a finalização do processo. Assim que o processo finalizar corretamente você poderá restaurar o backup que fez no início do processo e com isso todos os seus dados, programas e tudo mais será novamente instalado no seu iPhone.

Passo 5: Retorne ao iTunes, selecione seu iPhone na listagem esquerda de dispositivos e clique na opção Restaurar. Escolha o backup mais recente e aguarde o processo finalizar.

Pronto! Seu iPhone 3GS agora está atualizado para versão 5 do IOS (5.1.1) e você poderá utilizar os benefícios desse ótimo sistema operacional.

Caso seja necessário ativar o iPhone você deve utilizar o RedSn0w, clicando na opção: Extras > Even More > Tickets. Ao clicar na opção Tickets selecione o arquivo Lockdown que você salvou no inicio do processo utilizando a opção Backup no RedSn0w (lembra onde salvou seu backup?).

E que tal um bônus? Já pensou em ter a famosa assistente Siri rodando também no seu 3GS? Sem o Jailbreak somente usuários do iPhone 4s podem ter esse bônus, mas como seu iPhone agora está rodando a versão 5.1.1 e com o JailBreak você pode ter o programa Siri também! Para isso siga os passos:

  1. Abra o Cydia e inclua o repositório:  http://repo.siriport.ru.
  2. Aguarde atualizar os Sources do Cydia.
  3. Procure por SiriPort (Original) e clique em Install.
  4. Após a instalação do SiriPort, vá em: AjustesSiriPort.Ru Original e clique em Install Certificate.
  5. Após a correta instalação do certificado, desligue e ligue novamente o iPhone.
  6. Ligue o programa Siri em: Ajustes > Geral > Siri.
  7. Segure o botão Home do iPhone por 2 segundos e converse com a Siri.

Caso deseje fazer a instalação manual do Siri, segue o procedimento:

  1. Faça o download do arquivo Deb aqui
  2. Abra o Cydia e instale os seguintes programas antes: Mobile Substrate, PreferencesLoader.
  3. Instale o arquivo do Siri, através do iFile ou iFunbox.
  4. Instale o certificado.
  5. Desligue e ligue novamente o iPhone.
  6. Ligue a Siri em: Ajustes > Geral > Siri

Lembre-se: eu não sou responsável por nenhum dano que você possa causar ao seu iPhone ao realizar o processo e nem por qualquer perda de dados do seu iPhone. Siga os passos corretamente e provavelmente o processo terá sucesso. Boa sorte!

Podcaster Brasileiro, Consultor em TI, Empreendedor e Livre Pensador.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Flickr YouTube Vimeo 

  • Elaine

    Ricardo boa noite

    Algumas duvidas, porque leio sem parar os posts, mas nada que ensine efetivamente o upgrade, assim como vc, eu ganhei o meu do Canadá do meu irmão e tenho N duvidas…

    1- Esse passo a passo serve para qualquer iphone 3gs?

    2- O que vc quis dizer com ativar no passo 4?

    3 – Minha bb(baseband) é 06.15.00 e nunca achei alguém que pudesse me explicar se eu consigo de fato realizar o upgrade de IOS sem perder o desbloqueio do meu celular? valeu pelo post, assim que tiver um retorno seu , vou arriscar fazer e te falo.

  • Elaine

    outra questão: qual versão de redsnow eu devo utilizar???

© 2013 Powered By Wordpress - Codigo Livre Cast

Voltar para o topo